NOMES DO CENÁRIO FASHION CONFIRMAM PRESENÇA NA MOSTRA ARTEFACTO CURITIBA

NOMES DO CENÁRIO FASHION CONFIRMAM PRESENÇA NA MOSTRA ARTEFACTO CURITIBA

No dia 18 de agosto, a Artefacto lança – durante coquetel – a Mostra Artefacto Curitiba 2017. Com o tema Decor + Fashion, propõe homenagens a estilistas e marcas de moda e luxo através de projetos que estabeleçam conexões entre a arquitetura e as passarelas. Alguns profissionais escalados para a mostra já confirmaram os homenageados, entre eles a engenheira civil Margit Soares  escolheu homenagear uma das mais tradicionais joalherias do mundo, a Tiffany&Co. A diretora geral da tradicional joalheria americana para o Brasil, Luciana Marsicano, virá de São Paulo especialmente para o evento. O espaço, intitulado de “Loft da Tiffany&Co.” poderá ser visitado por um período de quatro meses.

 “Além de ser uma marca que eu pessoalmente aprecio muito, tanto pelos produtos quanto pela história, a Tiffany&Co. é um ótimo exemplo de como a moda metaboliza muitas das tendências observadas na arquitetura e na decoração”, diz Margit. Segundo ela, um rápido passeio pelas lojas da marca evidencia como sua identidade e atuação estão diretamente ligadas ao design, à paleta, à elegância, ao conforto e ao uso perfeito de materiais. “Basta ver como suas cores e conceito inspiram a realização de muitas decorações mundo afora”, continua ela.

 Já Jayme Bernardo traz a simplicidade e minimalismo de um jeito bem oriental para o ambiente “Vitrine Artefacto – Jum Nakao”. O homenageado é o designer e diretor de criação Jum Nakao, – que estará presente no evento – brasileiro, neto de japoneses e residente em São Paulo. Para Jayme, o ponto de união entre moda e arquitetura é a necessidade de ter um pouco de arte para desenvolver qualquer uma delas.

“O trabalho criativo que produzimos na arquitetura tem, muitas vezes, os mesmos elementos que encontramos na moda quando pensamos em combinar materiais, texturas e cores. Gosto muito de acompanhar as tendências de moda e perceber como é fácil estabelecer essa ligação. Me sinto honrado em ter a oportunidade de trabalhar com um profissional de talento único como Jum Nakao”, finaliza ele.

À brasilidade fica por conta do loft “Inspiração e Estilo na Linda Cultura Brasileira”, da arquiteta Elaine Zanon e da designer Claudia Machado, que comandam o escritório Arquitetare. Em sua nona participação na mostra, elas homenagearão a estilista e consultora Chiara Gadaleta, grande porta voz da moda aliada à sustentabilidade no país, que já confirmou presença durante evento.

“Escolhemos homenagear a Chiara porque ela nos inspira a ampliar a consciência do ser e desenvolver um olhar mais voltado à ecologia. Isso significa, entre muitas outras coisas, buscar saber a procedência de produtos e materiais, o que nos ajuda a desenvolver projetos mais sustentáveis para realizar os sonhos de nossos clientes”, diz Elaine. A identificação da dupla com o trabalho de Chiara também acontece em função das cores vibrantes e estamparia utilizadas pela estilista. “Ela está sempre inspirada na cultura de nosso país e parece se divertir em tudo o que faz. Essa é uma linguagem com a qual nos identificamos”, continua a arquiteta.

Um espaço que retrata o estilo cosmopolita e globetrotter de um dos nomes mais influentes da moda mundial é a proposta da arquiteta Priscilla Müller para a edição 2017 da Mostra Artefacto Curitiba. O ambiente Voyage Rouge foi inspirado no diretor criativo da Valentino, Pierpaolo Piccioli. O brasileiro Cacá de Souza, PR global da grife, virá de Roma para participar do coquetel de abertura da mostra, na sexta-feira, 18 de agosto.

Em sua décima participação na mostra, Priscilla aposta no estilo moderno para um espaço de, aproximadamente, 85m². O ambiente será um grande e único dinner/living, onde tudo se integra. “Poucos elementos compõem o espaço, que se destaca pelo minimalismo. Nele, a arte se expressa de várias formas”, explica a arquiteta. Entre os highlights do projeto estão os mármores italianos de Carrara e Nero, que combinados formam um mosaico na parede, e o piso em taco de madeira clara, com simetria Chevron (o inconfundível zigue-zague, versátil e cheio de movimento) que sobe continuamente pela parede.

O maior desafio do projeto, segundo Priscilla, foi retratar de forma moderna todo o luxo que cerca um grande nome da moda mundial. “O mercado fashion tem capacidade indiscutível em metabolizar tendências e servir como termômetro também para a arquitetura e decoração. Essa edição da Mostra Artefacto, que evoca toda a excelência da haute-couture, só comprova esse argumento”, finaliza a arquiteta.

Os comentários estão fechados.