PROPORÇÃO CORRETA ENTRE GENGIVA E DENTES CONTRIBUI PARA SORRISO HARMÔNICO

PROPORÇÃO CORRETA ENTRE GENGIVA E DENTES CONTRIBUI PARA SORRISO HARMÔNICO

Minimamente invasiva, cirurgia gengival corrige desordem estética.

 

Curitiba, setembro de 2017 – Aparelhos corretivos, clareamento dos dentes, facetas de porcelanas. Quando se fala em conquistar um sorriso harmônico, pouco se comenta sobre o papel da gengiva, a moldura dos dentes, e como sua forma e posicionamento são decisivas para a construção de um sorriso marcante – sendo, inclusive, determinante para iniciar os demais tratamentos estéticos.

 

 

Assunto pertinente a homens e mulheres, o sorriso gengival alto se faz presente em quase 30% da população feminina e, se você ficou em dúvida se esse é o seu caso, o pré-diagnóstico é simples e pode ser feito em casa: sorria em frente ao espelho. Ao sorrir deve ser possível visualizar até 85% dos dentes anteriores, sendo que a única parte das gengivas que podem aparecer é a que está localizada entre os dentes.

 

 

No entanto, o assunto é classificado como complexo, uma vez que pode apresentar diversas causas e o tratamento demanda a análise de um especialista de confiança. Segundo a Dra. Elisângela Dallazen, especialista em Implantodontia, Prótese e Dentística, a gengiva nem sempre está no lugar que deveria e a gravidade do problema vai determinar a técnica cirúrgica. “Em linhas gerais, vale saber que a solução do problema pode envolver desde uma cirurgia plástica periodontal para recontorno da gengiva (gengivoplastia) ou uma plástica para remoção de uma faixa gengiva (gengivectomia) – que pode ou não necessitar de uma reanatomização do osso localizado abaixo da gengiva”, explica. No caso de gengivoplastia ou gengivectomia, a cirurgia é realizada no consultório do dentista, com anestesia local e a recuperação é rápida e tranquila. “Os pacientes, inclusive, deixam o consultório já com a clareza da mudança”, completa.

 

 

De acordo com a doutora, o equilíbrio do sorriso também pode depender da conciliação de outras técnicas. “Os candidatos à cirurgia para correção do sorriso gengival alto também podem precisar, por exemplo, alinhar os dentes mediante tratamento ortodôntico, realizar recontornos estéticos com resinas, laminados cerâmicos (facetas ou lentes de contato) ou recorrer a uma modificação labial com tratamentos como toxinas botulínicas ou cirurgias para reposicionamento de lábio”, esclarece.

 

 

Primeiro a gengiva, depois os dentes

 

Uma batida no incisivo central superior repercutiu, negativamente, na autoestima do paciente Gilberto Minozzo. “Por anos busquei uma solução para o dente que foi escurecendo com o passar do tempo e que me impedia o sorriso Ao identificar o tratamento com laminados cerâmicos entendi que eles poderiam dar uma nova aparência à minha boca, mas ainda precisava encontrar um profissional que me transmitisse segurança para realizar o procedimento”, conta. “Na ânsia de de colocar as lâminas, a competente Dra. Elisângela Dallazen me chamou a atenção para o desequilíbrio entre gengiva e dentes na minha boca e sinalizou que um tratamento mais amplo, incluindo a correção gengival, poderia me aproximar ainda mais do resultado desejado. Confesso, que eu já havia percebido uma desarmonia na boca, mas não conseguia identificar o foco, além do dente escuro que me incomodava”, relata Minozzo.

 

 

 

Como na maioria dos casos, onde o paciente identifica apenas uma parte do problema, antes de consultar um especialista, a Dra. Elisângela Dallazen apontou um caminho onde o paciente seria submetido a mais etapas, porém, deixaria o consultório com a aparência desejada “É importante ressaltar que o paciente tem autonomia para decidir quais tratamentos realizar, mas o caso desse paciente englobou alguns macro-tratamentos, como cirurgia de recontorno de gengiva – que ressaltava uma desproporção – , além de clareamento dental e colocação de laminados cerâmicos”, detalha a especialista.

 

 

A cirurgia gengival de Gilberto Minozzo durou cerca de uma hora e meia e aconteceu no consultório da dentista, com sedação local. “Tive uma recuperação rápida e, sem dúvida, foi um investimento assertivo que me devolveu a autoestima”, conclui o paciente.

 

 

Sobre a Dra. Elisângela Dallazen

 

Graduada em Odontologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), Dra. Elisângela Dallazen é especialista em Implantodontia, Prótese e Dentística. Realizou cursos de Cirurgia Avançada e de Manipulação em Tecidos Moles. Cursos de Extensão em Facetas Diretas e Indiretas e Curso Excelência em Resinas também fazem parte de seu currículo. Sua atuação é pontuada pela constante busca por inovação, escolha de métodos minimamente invasivos e atendimento humanizado.

O Consultório Odontológico da Dra. Elisângela Dallazen oferece um completo protocolo de serviços relacionados à Odontologia Preventiva, Odontologia Estética, Implantodontia, Prótese, Dentística, Endodontia e Ortodontia, visando um tratamento global e, sobretudo, realizado com técnicas minimamente invasivas.

Serviço

Consultório Odontológico Dra. Elisângela Dallazen

Endereço: Rua Silveira Peixoto, 1049 – Sala 902

Telefones: 41. 3079-6713 ou 41. 3013-6707

E-mail: contato@elisangelaodonto.com.br

Site: http://www.elisangelaodonto.com.br

Os comentários estão fechados.