Teste de avaliação metabólica

Teste de avaliação metabólica

Eu finalmente fiz meu teste de avaliação metabólica.

 

As pessoas procuram fazer o teste por vários motivos, no meu caso foi para otimizar a queima de gordura. Eu não gosto de fazer aeróbio, mas sei que preciso, assim como não gosto de ir a academia, hahah acreditem eu não gosto, eu gosto muito de aulas como circo, trenamentos funcionais como o TOR e esportes diferentes como o pole e o remo.

Bem já que faco todas estas atividade eu queria muito saber fisicamente o que elas fazem comigo, se me ajudam, quais os resultados eu devo esperar, e  não tinha ideia de como medir isso. Depois que fiz o teste descobri que eu queimo a mesma % de gordura correndo uma hora na esteira ou fazendo 25 minutos de remo e em uma intensidade bem menor! Ou seja, ás vezes vale mais a pena correr menos para queimar mais gordura e poupar os músculos, do que se matar pensando que quanto mais fizer, mais vai emagrecer…Porque na nossa cabeça funciona assim.

1-Para que serve esse exame/ teste?

Através da avaliação metabólica é possível registrar a adaptação do coração, pulmões e células musculares envolvidas no gesto esportivo, de forma integrada e em tempo real.

Dados relacionados ao gasto energético (calorias), tipo de fonte de energia utilizada durante atividade (gordura, carboidrato, proteína), nível de estímulo/condicionamento.

2-Qualquer pessoa pode fazer?

Sim, sem dúvidas. Todas as pessoas que têm em mente otimizar os estímulos dos treinamentos devem ser encorajadas a realização do teste.

3-Tem contra-indicação?

Não, não tem contra-indicacão.

4-Quem treina na FC ( frequencia) certa tem mais chance de emagrecer?

Sim! Sem dúvida. A utilização do substrato energético (fonte de energia) depende da intensidade do exercício físico (além de outros, claro); e a FC reflete realmente a intensidade do esforço que está sendo realizado.

Quando monitorizamos, além da FC, o comportamento dos pulmões (VO2/VCO2/frequência respiratória) e a integridade entre estes sistemas no nível celular, os ajustes são mais precisos e menos empíricos.

Se focarmos apenas na FC, a temperatura ambiente, o nível de estresse, a duração do treino são fatores que podem influenciar nos valores observados.

5-É fundamental fazer aeróbio de frequencimetro?

Não diria fundamental, mas realmente ajuda bastante no contexto de monitorização dos limites ideais, principalmente no início. Com a evolução do tempo, alguns indivíduos conseguem através da auto-percepção progredir nos treinos sem dificuldades, mesmo sem monitores de FC.

6-Aonde pode ser feito este exame?

Este exame é possível ser realizado em qualquer local, uma vez que se trata de equipamento portátil.  São poucos os centros de pesquisa que têm este equipamento; acredito que num futuro próximo este exame vá se propagar.

Lori fez no BODY ALIVE

A Body A live é um centro integrado que reúne profissionais
de diversas áreas de atuação. Utilizando softwares e
equipamentos de alta tecnologia realizam programas
personalizados para monitoramento físico, metabólico e
fisiológico, otimizando os resultados para que você
alcance seus objetivos.

7-Quanto tempo demora?

Tento monitorizar o mais específico possível do que o indivíduo está realizando (bike, corrida, luta, skate, dança, corss-fit, etc); portanto, em média 60 minutos.

8-Por que este exame é bom para quem busca emagrecimento ou melhora de performance?

Com esta abordagem é possível otimizar as sessões de treinos. Com os dados gerados, a efetividade das sessões, assim como os aspectos relacionados à saúde são avaliados de modo único.

No que diz respeito à emagrecimento, conhecer como o organismo reage ao exercício físico é mandatório; muitas vezes o exercício culmina com estresse metabólico que leva muito mais a efeitos danosos que favoráveis (lesões, catabolismo muscular, fadiga precoce e abandono dos treinos).

No contexto de performance, o limite entre risco versus benefício fica evidente; com isto diminui-se a incidência de lesões por excesso, como tendinites, bursites, lesões musculares, além da melhora do rendimento de forma customizada.

O que é bom para o colega ao lado, muitas vezes não é bom para você. Em relação às variáveis da aptidão física, cada um tem alguma que precisa ser mais trabalhada ou menos, e com esta abordagem isto se torna factível.

9-De quanto em quanto tempo devemos repetir? E por que?

Geralmente quem dá o norte da re-avaliação são os professores envolvidos nos treinos. No alto rendimento a cada 3 meses é suficiente para ajustes de cargas/treinos. Para quem tem interesse em emagrecimento, a sugestão é de 4-6 meses, ou quando a evolução do condicionamento for muito rápida (algumas pessoas evoluem rapidamente na aptidão física).

10. Qual a conclusão que tiramos do meu teste?

Você tem um bom condicionamento cardiorrespiratório; e os estímulos (cargas) estão apropriados para seu nível de condicionamento físico. Mesmo com valores elevados de FC durante os exercícios, seu organismo utiliza predominantemente gordura como fonte de energia (ideal para emagrecimento/definição), a não ser na luta, onde a característica do exercício é mais próximo ao intervalado (oscilações de intensidade/FC: baixo-elevado); neste contexto, o gasto calórico às custas de gordura é reduzida DURANTE o exercício, porém mesmo após o término, seu metabolismo fica acelerado (gastando mais calorias).

11-Quer dizer então que ás vezes uma pessoa pode gastar mais gordura fazendo bem menos tempo de aereobio?

Acredito na interação com exercício físico, existe o aspecto relacionado ao custo calórico (qual mais mais ou menos) – aspecto quantitativo; e o aspecto qualitativo: gastando calorias às custas do que – carboidratos, proteínas ou gordura. E a intensidade (e duração) dos exercícios seria o principal modulador deste controle: quantidade de calorias e qualidade (o que está sendo utilizado como fonte de energia. Portanto, em relação à sua pergunta: sim, existem maneiras de otimizar a oxidação de gordura com um tempo reduzido de sessão de exercício.

Contatos:

Instagram @bodyalive.club

whats 41 99890-0557

whats 41 99660-7069

Avaliação no seu ambiente

Os comentários estão fechados.