Pátio Batel abre espaço para produtores locais

Pátio Batel abre espaço para produtores locais

A Loja do Produtor, do Mercado Gastronômico, traz produtos da região para mais perto do consumidor

Seguindo o modelo do LabModa – um evento multicultural patrocinado pelo Pátio Batel, que se transformou em uma verdadeira vitrine de moda, tendências, design, cultura e entretenimento em Curitiba – a Loja do Produtor, no Mercado Gastronômico, é um espaço voltado para a venda e divulgação de produtos locais. “Investimos na soma de ideias inovadoras e soluções conectadas às tendências culinárias em um conceito totalmente voltado para os clientes consumirem e vivenciarem a gastronomia local”, afirma a superintendente do Pátio Batel, Giulia Quirino.

Como funciona?

O funcionamento é baseado em um conceito único: a Loja do Produtor oferece cerca de 40 itens e expõe 11 em uma prateleira autônoma, que tem o objetivo de proporcionar uma relação direta entre os produtores e consumidores. Essa exposição é organizada por coleções, que mudam a cada seis meses, sendo a primeira chamada e baseada em “Interpretações”, que propõe uma nova ótica sob a cultura alimentar.

Para conhecer um pouco mais da cultura local e ter essa experiência de compra, a Loja do Produtor organiza as prateleiras contando a história de cada item e de seus produtores. O negócio segue um modelo de economia sustentável com a formação do preço de cada item transparente. Em cada um deles o consumidor entende pelo que está pagando, tornando-se um comprador consciente dos custos de um produto até que ele chegue na prateleira. Depois de escolher os produtos preferidos é só pagar no caixa do Mercado Gastronômico, que tem um ticket único e prático para facilitar o processo de compra.

Processo de seleção

A curadoria é baseada em uma seleção minuciosa de produtos feitos a partir do entendimento de seus propósitos relevantes, como a afirmação de uma tradição familiar, ou a representação de princípios de bem-estar coletivo. “O processo de escolha dos produtos funciona como um constante garimpo, na busca em trazer ao público essas verdadeiras joias da região. Após o mapeamento e a identificação dos produtos, eles são certificados com um selo de excelência que afirma os valores que pregamos, como saberes tradicionais que respeitem técnicas artesanais, o fair trade enfatizando a prosperidade, a qualidade do produto representando um bom paladar e confiabilidade e o impacto positivo no meio onde o produtor se encontra”, ressalta Renato Bedore: ativista do movimento slow food e um dos fundadores do convivium Slow Food Coré Etuba em Curitiba.

Além de apresentar um mix de diferentes produtos, a Loja do Produtor traz algumas novidades exclusivas, como uma coleção de louças artesanais feitas no torno, desenvolvidas pela designer e artesã de origem japonesa Julie Inada, bem como a linha de acessórios de tecido natural desenhada pela designer Carol Ueberbacker. “Outra novidade que estamos trazendo para a loja do Pátio Batel é a entrada dos produtos da Extraordinários, uma empresa que busca resgatar conhecimentos tradicionais milenares dentro do conceito de alimentos para o corpo, a mente e a alma, valorizando pequenos produtores dentro dos princípios do fair trade. A Extraordinário vai entrar na loja com chás, temperos e condimentos feitos com ingredientes 100% naturais”.

Para que os clientes do shopping possam entender a história de cada produto comercializado no local, serão realizados eventos durante os finais de semana de março e abril, entre 17h e 20h, onde os produtores estarão na loja para explicar o passo a passo do processo de produção de suas delícias*.

Conheça os produtos da coleção “Interpretações”

Vinho Corte Bordolês da Linha Paradigma Rotto da Vinícola Franco Italiano

Refletindo a tradição de seus avós franceses e italianos, Fernando Camargo mergulhou a fundo nas melhores técnicas de vinicultura, tendo como resultado sua primeira premiação internacional em 2009. O Vinho Corte Bordolê da linha Paradigma Rotto, é um dos sonhos do produtor, ele retrata a mistura de terroirs. Para elaborá-lo o autor levou 10 anos, trazendo a mescla do clássico francês da região de Bordeaux, composição do aroma com Cabernet Franc 2012, estrutura de Cabernet Suavignon 2014, somados aos taninos aveludados do Merlot 2013, criando este corte bordolês único.

Aventais da PaniPano

Sinônimo de trabalho, os aventais da PaniPano além de proteger dão vida e significado ao pano. Atentos a cada detalhe, utilizando tecidos naturais, eles criaram os aventais da Coleção da Interpretações, baseados no conceito do saber artesanal antigo inspirado no uniforme de padeiros e açougueiros. Foi realizado um estudo sobre a ergonomia, praticidade, design e função, para que o pano vá além de contar uma história e sim participar da sua cozinha refletindo conforto, segurança e elegância. Vestidos para cozinhar e criar novas histórias!

Powstanie Warszawskie  – DUM Cervejaria

Representando a essência colaborativa que todo encontro de cervejeiros tem nasceu a Powstanie Warszawskie. Os produtores da DUM Cervejaria, em parceria com a mineira Smedgård, visitaram as suas raízes e resgataram da Polônia o estilo Rye Lager que traz o uso do centeio e também a mescla de frutas vermelhas, ao lúpulo vermelho polonês. O nome da cerveja é uma homenagem ao LEVANTE DE VARSÓVIA, resistência dos poloneses contra o nazismo. A DUM Cervejaria representa Curitiba trazendo personalidade forte e a busca pela revolução cervejeira trazendo estilos novos as nossas prateleiras.

Entorno – Cerâmicas

Uma receita feita para ser compartilhada, a cerâmica da Julie Inada passeia entre o encanto de uma peça decorativa e a praticidade levada a mesa. Refletindo o saber artesanal que mescla técnicas próprias e orientais, suas cerâmicas são exclusivas e trazem a autenticidade de peças únicas feitas à mão e que são resistentes ao forno. Diante das múltiplas possibilidades no contexto alimentar, a designer dá forma, cor, beleza e utilidade a cada peça que gira em volta do seu torno.

Matte’n Roll – Brown Sugar

Os irmãos Zampier trouxeram inovação a uma tradição que teve origem com os índios tupi guarani e depois ganhou os utensílios e técnicas de influência europeia. Com atitude Rock n’ Roll é criado um movimento cultural que dá um novo contexto a erva mate. Ela é tostada o que lhe confere novos aromas e doçura natural. Pode ser utilizada quente ou fria mas sempre trazendo a batida perfeita que representa uma boa prosa, roda e muito ritmo. Com o tempero urbano e cosmopolita, deixa o matte rolar!

Caminho do Chá – Graciosa

O prazer em servir, está intrínseco dentro da gastronomia que nos acolhe e nos conecta. A Dani Lieuthier reencontrou seu propósito através da Caminhos do Chá, revivendo tradições orientais e indígenas, bem como lembram também o carinho das nossas avós. Alimentando tradições e criando novas formas de se comunicar, ela criou o Blend Graciosa. Transportando pelos nossos caminhos a tranquilidade da camomila, o frescor da melissa e a energia cítrica do capim limão.

Franck’s Ultra Coffe – Bourbon Barrel Aged

Expandindo os limites do café, Marcelo mesclou uma revolução etílica com a tradição cafeeira. Sabendo que o café poderia ir muito além, ele redescobriu o sabor dos cafés inseridos para descanso em barris de Bourbon e depois finalizados com o melhor perfil de torra curitibano. Com influências na inventividade norte americana, este resgate trouxe uma alquimia especial e singular.

AMAMEL – Mel de Abelhas nativas

Benedito e Salete, pesquisaram por 10 anos as técnicas corretas para fazer a manutenção da biodiversidade das abelhas nativas. Eles tornaram-se referência em meliponicultura. As abelhas nativas de nomes indígenas, tem mel com uso medicinal e também tem acesso muito raro e limitado, pois a sua produção é pequena.

Salumeria Monte Bello

Inspirados em receitas tradicionais alemãs, italianas e ibéricas, os produtos levam a você a tradição do campo e receitas de família. Os embutidos Monte Bello são feitos com 100% de carne suína e seguem o mais rigoroso controle de produção artesanal, sem componentes químicos na defumação.

Cuore di Cacao

Conhecendo o paladar curitibano, a Cuore di Cacao criou um chocolate para saciar nossa vontade. As irmãs Bibiana e Carolina, apresentam uma produção essencialmente artesanal. Trazendo muito esmero na seleção dos ingredientes e fornecedores, para ter um chocolate de qualidade, que inspire e alimente a paixão pelo chocolate.

 [wzslider]

*Agenda de eventos

 

18/03     Domingo             DUM Cervejaria

24/03     Sábado PANIPANO

07/04     Sábado MATTE N’ ROLL

08/04     Domingo             ENTORNO

14/04     Sábado VINÍCOLA FRANCO ITALIANA

15/ 04    Domingo             AMAMEL

Os comentários estão fechados.