Quatro motivos para incluir a uva-passa em sua dieta diária

Quatro motivos para incluir a uva-passa em sua dieta diária

Quatro motivos para incluir a uva-passa em sua dieta diária

 

Pesquisas indicam que a fruta ajuda a prevenir doenças como osteoporose, câncer intestinal e até doenças crônicas e degenerativas; além disso, são ideias para a nutrição esportiva, Quatro motivos para incluir a uva-passa em sua dieta diária

 

Famosa pela polêmica que sempre causa em épocas natalinas, a uva-passa é uma das frutas secas com os maiores benefícios para a saúde. Fonte riquíssima de diversos nutrientes, a uva-passa é um alimento que pode ajudar a prevenir diversas doenças e auxiliam na execução de atividades físicas, como explica Fernanda Bliharscki, nutricionista da Importadora de Frutas La Violetera – importadora paranaense de alimentos. “É um produto com minerais e probióticos que, aliados a uma dieta saudável, podem tornar a alimentação e a saúde cada vez melhor. Inclua na sua dieta diária e descubra os benefícios”, afirma a especialista.

 

  1. Previne a osteoporose e auxilia o crescimento ósseo

 

A uva-passa tem a presença do boro, um mineral associado à manutenção da saúde óssea, com efeito preventivo e terapêutico na osteoporose. “Com isso, podemos afirmar que a uva-passa é um alimento muito importante para idosos, mulheres na pós-menopausa e crianças, públicos que geralmente sofrem com problemas ósseos”, destaca a nutricionista da La Violetera.

 

  1. São ideais para a nutrição esportiva

 

As uvas-passas são ideais para a nutrição esportiva, já que ajudam a promover a disponibilidade de carboidratos e manter os níveis de glicose no sangue. “Um estudo recente comparou as passas com um gel comercial, baseado em sacarose e alto índice glicêmico, para ver se algum deles ofereceu a um grupo de ciclistas uma vantagem de performance e não houve diferença no desempenho durante 15 minutos de exercício”, conta Fernanda. Os pesquisadores concluíram que as passas, sendo mais baratas que os géis desportivos e uma fonte de nutrientes naturais, oferecem uma vantagem para os atletas.

 

  1. Ajudam a prevenir o câncer e equilibrar a flora intestinal

 

A uva-passa é rica em frutanos, probióticos formados a partir dos açúcares nas uvas durante o processo de desidratação. As próprias uvas frescas não possuem um nível detectável. “Os frutanos auxiliam na maior absorção das fibras presentes na fruta e ajudam a regular as funções intestinais, atuando como agente que estimula a flora intestinal que, quando equilibrada, é essencial para a saúde. Além disso, auxilia na prevenção de câncer colorretal”, destaca a nutricionista da La Violetera. Segundo ela, 7g de frutanos por dia são suficientes para garantir benefícios à saúde humana. “Uma porção de uva-passa fornece cerca de 1/3 desse montante.

 

  1. Possui ação antioxidante

 

A fruta possui um alto nível de polifenóis, potente antioxidante presente em todas as plantas, que protegem os constituintes celulares contra os danos oxidativos. “As passas são as únicas entre frutas e nozes com conteúdo alto de agentes antioxidantes, como: os ácidos fenólicos, caftárico e cárdico”, destaca Fernanda Bliharscki. Os polifenóis podem ainda auxiliar, a longo prazo, na prevenção de doenças crônicas como obesidade, diabetes, hipertensão e doenças degenerativas como o Alzheimer e o Parkinson.

 

A nutricionista ressalta que o consumo da uva-passa deve ser acompanhado de uma dieta equilibrada, sempre orientada de um profissional de saúde que irá determinar as quantidades ideais para cada paciente.

 

 

Sobre a La Violetera

A Importadora de Frutas La Violetera tem atuação no mercado de importação e comercialização de frutas secas, azeites, azeitonas, conservas e outros itens trazidos dos quatro cantos do mundo. A importadora atende todo o mercado nacional desde 1928, com produtos para o consumidor final e também o Food Service, destinado a bares, restaurantes e panificadoras. Em 2017, a empresa iniciou um processo de reforma da sua indústria, modernizando e padronizando os processos de acordo com padrões de qualidade internacionais. Além disso, a marca passou por um reposicionamento, reorganizando seu portfólio em três grandes categorias: frutas secas e snacks, azeites e óleos e azeitonas e conservas.

 

 

 

Uva-passa e seus benefícios para a saúde

 

Nutricionista da La Violetera explica que a fruta seca é fonte de minerais e probióticos muito importantes para uma dieta saudável

 

Famosa pela polêmica que sempre causa em épocas natalinas, a uva-passa é uma das frutas secas com os maiores benefícios para a saúde. Fonte riquíssima de diversos nutrientes, a uva-passa é um alimento que pode e deve ser consumido ao longo do ano inteiro como explica Fernanda Bliharscki, nutricionista da Importadora de Frutas La Violetera, importadora paranaense de alimentos. “É um produto com minerais e probióticos que, aliados a uma dieta saudável, podem tornar a alimentação cada vez melhor”, afirma a especialista.

 

Segundo Fernanda, na própria análise nutricional é possível identificar características que consolidam a saudabilidade da fruta seca. “A uva-passa tem a presença de boro – mineral associado ao crescimento e manutenção óssea, com efeito preventivo e terapêutico na osteoporose -, frutanos – que auxiliam na maior absorção das fibras, proporcionando que a microflora intestinal fique mais equilibrada – e os polifenóis – potentes antioxidantes”, destaca a nutricionista.

 

Além disso, as uvas-passas são ideais para a nutrição esportiva, já que ajudam a promover a disponibilidade de carboidratos e manter os níveis de glicose no sangue. “Um estudo recente comparou as passas com um gel comercial, baseado em sacarose e alto índice glicêmico, para ver se algum deles ofereceu a um grupo de ciclistas uma vantagem de performance e não houve diferença no desempenho durante 15 minutos de exercício”, conta Fernanda. Os pesquisadores concluíram que as passas, sendo mais baratas que os géis desportivos e uma fonte de nutrientes naturais, oferecem uma vantagem para os atletas.

 

Esses fatores comprovam que a uva-passa é um alimento ideal para todos os públicos em qualquer período do ano. “Sem dúvida deveríamos incluir as uvas-passas em nossa dieta diária. É uma fruta importante para idosos, crianças e mulheres na pós-menopausa, pela presença do Boro e outros nutrientes. É claro que por si só ela não faz milagres, mas aliando a uma dieta saudável é uma ferramenta poderosa para garantir benefícios importantes para nossa saúde”, finaliza a nutricionista da La Violetera.

 

Fernanda ressalta que o consumo da uva-passa deve ser acompanhado de uma dieta equilibrada, sempre orientada de um profissional de saúde que irá determinar as quantidades ideais para cada paciente.

 

O consumidor brasileiro vem aumentando o consumo a uva-passa nos últimos anos. Atualmente, a La Violetera – que atende o mercado da saudabilidade com uma grande linha de frutas secas e oleaginosas – tem a uva-passa como líder de vendas dentre as frutas, com 3.500 toneladas/ano.

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