MAIOR EVENTO DE CAPACITAÇÃO AO AUTISMO

MAIOR EVENTO DE CAPACITAÇÃO AO AUTISMO

 

 

Palestrantes nacionais e internacionais vão abordar, com profundidade, diferentes temas sobre o autismo e o papel da escola. Evento também contará com espaços e atrações abertas ao público, MAIOR EVENTO DE CAPACITAÇÃO AO AUTISMO NA ESCOLA DO PAÍS ACONTECE EM NOVEMBRO EM CURITIBA

 

Acontecerá entre os dias 01 e 03 de novembro o maior evento de capacitação do país voltado ao autismo na escola, através da realização do Instituto Ico Project, o Instituto Ico Project Capacitação: Autismo na Escola. O congresso acontecerá no Auditório PotyLazzarotto do Museu Oscar Niemeyer (MON) e oferecerá 30 horas de capacitação para professores, familiares de crianças diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e terapeutas.

 

Na grade do encontro, que contará com palestrantesde renome nacional e internacional, temas como adaptação curricular (plano individualizado de ensino), estratégias para o ensino da matemática, aspectos jurídicos do bullying e como identifica-lo precocemente, habilidades sociais e comportamentos agressivos na escola, entre muitos outros, sempre abordados com densidade e dinâmicas de sensibilização do público. Os organizadores esperam a presença de 340 participantes, que devem ocupar a lotação máxima do auditório.

 

Além dessa capacitação de profissionais e famílias, o evento contará com um espaço social e palestras gratuitas. Para a área aberta ao público geral, a organização espera receber 4500 pessoas nos três dias. Elas poderão assistir 12 palestras gratuitas sobre temas gerais do autismo e visitar atrações como um espaço Sensório-Motor (os materiais adquiridos para esse espaço serão doados, após o evento, a entidades que atendem crianças com autismo); StoryWall, uma parede interativa que conta as dificuldades do autista na escola e dá vida às suas questões; exposição de fotografias e exposição das imagens visuais de cada palestra realizada no auditório.

 

“Queremos, com o evento, oferecer instrumentos profundos para a integração da família, escola e terapeutas, para que tenham meios concretos de possibilitar a inclusão plena de crianças e adolescentes com necessidades especiais no contexto escolar”, explica a fundadora do Instituto Ico Project, Elyse Matos.

 

Contrapartida social

“O evento acontecerá em um dos principais pontos turísticos de Curitiba o MON. Além de toda a capacitação, queremos que nossa passagem deixe um valor social e uma marca na sociedade. Assim, vamos oferecer em contrapartida ao valor mínimo de locação que nos foi ofertado, uma capacitação dos funcionários do museu, para que possam atender pessoas com autismo em suas visitações, além de possibilitar aos professores da escola de artes do MON o ensino da arte a crianças e adolescentes com autismo”, diz Elyse.

 

Sobre o Instituto Ico Project

O diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA) em seu primogênito, Enrico, motivou a família Matos a criar o Instituto Ico Project – uma iniciativa inédita no Brasil – para ajudar outras famílias a lidar com o autismo, oferecendo um misto de lazer e educação especiais para essa condição. “O surgimento do instituto veio como forma de transformar em legado positivo a circunstância que vivemos com o diagnóstico de autismo de nosso primeiro filho, o Ico”, diz a empresária Elyse Matos, fundadora do projeto ao lado do marido, Emiliano. MAIOR EVENTO DE CAPACITAÇÃO AO AUTISMO

 

Segundo ela, o propósito foi buscar ferramentas que possibilitassem melhorar a qualidade de vida de crianças e adolescentes dentro do TEA, bem como a de suas famílias. “Por nossa própria experiência com o autismo, sabemos o quão fundamental é que os pais e cuidadores – sejam tios, avós ou vizinhos, por exemplo – tenham capacidade de entender e aplicar, por si próprios, o tratamento multidisciplinar, evitando que fiquem à mercê de listas de espera dos profissionais privados ou da rede pública”, explica Elyse. A ideia, então, é otimizar o tempo de convivência com as crianças e o tratamento necessário ao quadro. MAIOR EVENTO DE CAPACITAÇÃO AO AUTISMO

 

Depois de mergulhar nos estudos para entender o autismo e seus tratamentos, viajando o mundo atrás de saídas, o casal buscou uma maneira de multiplicar o conhecimento. O Ico Project é um instituto com base na capital paranaense. Atualmente está em obras e se prepara para oferecer um centropara que crianças com autismo possam receber tratamentos adequados e realizar atividades físicas, além de oferecer às famílias conforto, conhecimento e um ambiente alegre e cativante. Enquanto isso, com os objetivos traçados, o Ico Project estabeleceu uma parceria com a Organização Mundial da Saúde (OMS) e com a fundação norte-americana AutismSpeakspara a implantação de um programa internacional de treinamento e capacitação de pais e/ou cuidadores de crianças de dois a nove anos com atraso de desenvolvimento, principalmente autismo. Assim, em março de 2018 aconteceu o lançamento desse programa, com a participação da Prefeitura Municipal de Curitiba em sua implementação.

 

 

 

 

Instituto Ico Project Capacitação: Autismo na Escola

Data: de 01 a 03 de novembro de 2018

Local:Auditório PotyLazzarotto do Museu Oscar Niemeyer (MON) | Rua Marechal Hermes, 999 – Centro Cívico

 

Os comentários estão fechados.