Praticar exercícios físicos no verão exige cuidados

Praticar exercícios físicos no verão exige cuidados

Praticar exercícios físicos no verão exige cuidados

 

Atleta precisa se preocupar com horário, hidratação e roupas

 

O verão chega e, junto com ele, o calor. Muitas pessoas ficam mais animadas com os dias ensolarados e as temperaturas altas e aproveitam para praticar atividades físicas. Mas, a estação mais quente do ano pede alguns cuidados a mais na hora de se exercitar.

 

O atleta precisa se preparar para enfrentar o calor. Em dias de temperaturas amenas, há uma perda de cerca de 1,5 litro de água do organismo por meio de várias formas, como o suor, por exemplo. Mas, durante o verão, a perda é maior e é preciso aumentar a ingestão de líquidos.

 

Segundo o cardiologista do Hospital Santa Cruz, Valdir Lippi Júnior, “a atividade física aumenta taxa de suor e respiração e, com isso, a desidratação é mais intensa, incluindo a perda de sais minerais. A desidratação pode gerar consequências múltiplas e graves, como queda de pressão, sonolência, distúrbios gastrointestinais como náuseas, vômitos e diarreias. Nos estados mais graves pode-se ter confusão mental, letargia e até crises convulsivas”.

 

Para praticar atividade física, a pessoa deve ingerir, no mínimo, de dois a quatros litros de líquidos por dia, que podem ser água e isotônicos. “A principal dica é nunca iniciar a prática com sede, porque a sede já é um sinal de que o corpo está com falta de líquidos. Tomar uma grande quantidade durante os exercícios pode gerar mal-estar e vômitos. Então, o ideal é cerca de 300 ml 20 minutos antes do início, pequenas porções de 150 ml a cada meia hora durante a atividade e, ao término, 500 a 750 ml”, recomenda o cardiologista.

 

A reposição é extremamente necessária porque a água corresponde a, nada menos, do que 60% do nosso organismo. “Ela é o componente estrutural de todas as células do corpo atuando na fluidez das articulações, além de ser a principal constituinte do sistema sanguíneo, responsável por reações químicas, trocas gasosas e formação de energia”, explica Lippi Júnior.

 

Para acompanhar a prática de atividades físicas, as Águas Ouro Fino oferecem uma linha chamada Fitness. A garrafa, de 510 ml, tem bico, para facilitar a ingestão durante os exercícios. Além de garantir a qualidade da água mineral natural. “Os minerais encontrados na água mineral, como magnésio, cálcio e potássio, são todos naturais. A nossa água também possui baixíssimo teor de sódio e o pH ideal para o bom funcionamento do organismo”, diz Marcelo Marques, CEO da Empresa de Águas Ouro Fino. Ele acrescenta que toda a água distribuída pela empresa no País é proveniente de uma única fonte, o que garante suas características e segurança.

 

Com a hidratação ideal, o corpo mantém um bom funcionamento. O volume de sangue aumenta e melhora a circulação. “A água com pouco teor sódio colabora ainda mais para a hidratação, pois quando não ingerimos água suficiente, o corpo passa a reter sódio, que é o responsável pelos inchaços. A hidratação com um produto com menos sódio colabora para o bom desempenho do organismo durante os exercícios e depois”, esclarece Marcelo Marques.

Mais dicas

 

Além da hidratação, a prática de exercícios físicos durante o verão pode ser agradável com mais algumas orientações do cardiologista Valdir Lippi Júnior:

 

– Procure praticar atividades físicas em horários mais frescos, como entre 6h e 9h e após às 17h, quando o sol já está mais baixo;

– Se for praticar em locais abertos, não se esqueça do protetor solar;

– Se for praticar exercícios em ambientes fechados, procure locais climatizados;

– Procure usar roupas leves. Podem ser itens com os chamados “tecidos inteligentes”, que não acumulam suor ou roupas mais leves e claras;

– Coma alimentos saudáveis e evite comidas gordurosas;

– E para checar se o corpo está hidratado, preste atenção na urina: fazer xixi de três a quatro vezes por dia e com uma urina clarinha é sinal de hidratação.

 

LOOK @trackfieldcuritiba

Os comentários estão fechados.