Check up completo: especialista do Hospital INC esclarece dúvidas

Check up completo: especialista do Hospital INC esclarece dúvidas sobre o checkup e dá dicas de exames e avaliações necessárias para ficar com a saúde em dia

 

Começo do ano é hora de colocar as coisas em dia e organizar as tarefas diárias, lembrando sempre de cuidar da saúde. Segundo a médica cardiologista do Hospital INC Evelin Lubrigati, o “check up” consiste na avaliação médica para determinação do risco de desenvolvimento de doenças. Isto é feito através da anamnese (perguntas sobre sintomas, estilo de vida, história de doenças na família, etc) e do exame físico, que pode identificar alterações como pressão arterial elevada ou sopros cardíacos. A avaliação é feita durante a consulta médica e determina, caso a caso, se existe indicação de exames complementares, quais exames e com qual periodicidade devem ser feitos. É importante ressaltar que a indicação dos exames é individualizada, de acordo com o risco de cada paciente.

“É importante avaliar a saúde com regularidade. Conseguimos assim dar um direcionamento mais preventivo para as ações dos pacientes”, afirma Evelin.

Exames laboratoriais com frequência são solicitados no “check up”. Segundo a especialista, exames de sangue e urina são importantes para encontrar sinais de doenças como anemia, diabetes, colesterol, insuficiência renal, entre outros. Além disto, em conjunto com a avaliação da consulta médica, esses exames podem ser utilizados para calcular o risco cardiovascular do paciente (risco de infarto do miocárdio ou acidente vascular cerebral, por exemplo).

A avaliação cardiológica pode ser feita pelo eletrocardiograma, prova de esforço computadorizado (teste ergométrico), ecocardiograma e outros exames indicados em casos específicos.

Para homens é necessária também uma avaliação urológica. “A partir dos 50 anos, é muito importante ir uma vez ao ano no urologista, principalmente para prevenir o câncer de próstata”, completa.

A ultrassonografia de abdome também pode ser indicada em alguns casos para diagnosticar inúmeras doenças, como aneurisma de aorta abdominal, cálculos renais, alterações hepáticas, entre outras.

 

Sobre o Hospital INC

 

Inaugurado em 2003, o Hospital INC – Instituto de Neurologia de Curitiba é uma instituição hospitalar que preza pela qualidade e pelo tratamento diferenciado no atendimento aos seus pacientes. Com o intuito de oferecer um atendimento de alta complexidade de excelência, o INC está continuamente em busca de novas tecnologias e conhecimento, investindo na modernização de sua estrutura física e atualização constante de sua equipe. É referência no atendimento de pacientes neurocirúrgicos, neurológicos e cardiológicos. Atua nas áreas de Neurocirurgia, Neurologia, Cardiologia, Cirurgia Cardíaca e outras especialidades, como cirurgia digestiva, otorrino, oncologia, cirurgia torácica, dermatologia, entre outras.

Os comentários estão fechados.