Benefícios do pilates para a saúde

Benefícios do pilates para a saúde

Benefícios do pilates para a saúde

Alongamento, postura, resistência e capacidade respiratória são alguns dos benefícios que o método proporciona para quem pratica os exercícios com frequência

 

A modalidade surgiu no início do século passado, mas nunca esteve tão em alta. O pilates deixou de ser um exercício para quem busca alongamento e relaxamento, e passa a ser buscado para melhora no desempenho esportivo, devido a sua gama de benefícios para saúde física e mental. De acordo com a empresária e atleta de remo profissional Loriane Brotto, foram visíveis os benefícios desde que começou a fazer Pilates. “Aumentou minha resistência, flexibilidade, postura, além de ajudar e muito no alongamento e alívio das dores musculares que o esporte acaba nos trazendo”, conta.

Loriane-Brotto-Hama

De acordo com a fisioterapeuta Fernanda, da Hama Pilates, não é só o corpo que responde aos exercícios. “O pilates aumenta a concentração e a capacidade respiratória, porque trabalha muito a respiração, além melhorar a coordenação motora”, explica. O pilates é um método que estimula o corpo de forma global durante cada exercício, com o objetivo de aumentar a mobilidade, flexibilidade, força e resistência, além de auxiliar na respiração correta, pois, ele faz uso principalmente da respiração e de movimentos que usam o peso do corpo, juntamente com o auxílio de aparelhos de ginástica.

 

São duas as formas de ser realizado: com aparelhos e o de solo. O pilates com aparelhos usa plataformas com molas que podem facilitar movimentos de pessoas com limitações físicas, levando o aluno a níveis mais avançados, já o pilates de solo é feito apenas com o peso do corpo, exigindo do aluno um controle muito mais dos seus movimentos e músculos. Essa técnica tem a vantagem de poder ser praticada em qualquer lugar, inclusive em estúdios, intercalando com o uso dos aparelhos.

Loriane-Brotto-Hama

Toda aula, mesmo que em turma, é individualizada, respeitando as limitações dos alunos. O instrutor de pilates tem como função analisar os sinais que o corpo do aluno está dando e a partir de então planejar e desenvolver um conjunto de exercícios que propiciem a integração de mente e corpo. “Essa integração é muito importante, pois só assim o indivíduo é capaz de ter o controle completo do próprio corpo”, conta.

Os comentários estão fechados.