Correr com eficiência: pequenas dicas para grandes resultados

Correr com eficiência: pequenas dicas para grandes resultados

Correr com eficiência: A corrida é uma das atividades físicas mais completas em benefícios para a saúde e a boa forma, além de ser também uma das mais gratificantes.
Quem corre pode estar em contato com a natureza por mais tempo, pode fazer mais amigos, livrar-se do estresse e sentir-se mais feliz.
Há uma série de evidências científicas que provam que há mais benefícios da corrida ou quaisquer exercícios intensos praticados regularmente que qualquer pílula que um médico possa prescrever.

amarrando-cadarco
Praticantes da corrida afirmam que o exercício torna-se um estilo de vida ao longo do tempo, e especialistas asseguram que este estilo de vida serve para melhorar o condicionamento aeróbico e aumentar a atividade das enzimas e hormônios que estimulam os músculos e o coração a trabalhar melhor, entre outros benefícios. Porem a alguns cuidados que devemos tomar, as lesões esportivas mais comuns pode ser por overtraining – um excesso de treinamento – por erro de execução da técnica da modalidade específica ou ambas as causas em conjunto.

Um dos problemas que acontece geralmente é a falta de substrato ou preparo muscular para prática de alguma atividade física específica. Por exemplo, as pessoas acham natural correr na rua, mas esquecem que isto é uma modalidade esportiva que como outra qualquer necessita de técnica e treinamento. Acordam um dia e resolvem pegar o tênis usado e começar a correr, mas não entendem que existem fatores externos como tipos de terreno e de calçado que influenciam diretamente na prática da corrida. Além disso, há os fatores individuais como padrão muscular, técnica e treinamento que influenciam.
corrida-de-rua
Investir em treinamento muscular e prevenção das lesões esportivas é de fundamental importância para qualquer pessoa ativa hoje, de acordo com a revista Runners World, algo entre 60% e 70% delas poderiam ser minimizadas após uma boa avaliação funcional, independentemente da idade. A Dra. Ana Motta especialista em RPG Souchard, criou o Corra com Postura que é um projeto que visa conscientizar corredores sobre a relação entre a Reeducação Postural Global (RPG), o movimento e a corrida, oferecendo dicas e serviços para a postura e movimentos corretos na prática do esporte.

A RPG (Reeducação Postural Global) é um método fisioterápico que consiste na reorganização dos segmentos do corpo, viabilizando o reequilíbrio muscular necessário para evitar dores e doenças relacionadas a uma postura inadequada, “vemos o corpo como um todo, para que sejam verificadas quais as tensões que se relacionam” explica Dra. Ana Motta.
É sempre bom lembrar que cada pessoa é única e reage de maneira diferente e temos também que ficar atentos as dores e não tratar apenas ela e sim a verdadeira causa do problema.

CORRA COM POSTURA
Sobre Dra. Ana Motta e sua equipe

A equipe é formada por profissionais especializados em Reeducação Postural Global (RPG), avaliação biomecânica do movimento e reabilitação funcional. Nosso foco é a prevenção das lesões, através de técnicas e exercícios para identificar e alongar os músculos responsáveis pela alteração postural e, assim, reorganizar as estruturas corporais.
A Dra. Ana Motta e sua equipe unem experiência, dedicação e paixão pelo que fazem para oferecer aos pacientes, sejam eles esportistas ou não, mais qualidade de vida.

A clínica onde tem o projeto CORRA COM POSTURA conta com avaliação biomecânica, avaliação funcional, reabilitação funcional, stretching global ativo, liberação miofascial, massagem esportiva, acupuntura, kinesio taping®, palmilha biomecânica, recovery, blitz da postura.

Mais informações: www.corracompostura.com

Clínica Contato
R. Fernando Simas, 221 • Bigorrilho

Os comentários estão fechados.