Alimentação saudável e a dentição

Alimentação saudável e a dentição

Cada vez mais se discute o consumo de uma alimentação saudável como resultado da saúde geral. Por isso mesmo vemos que o sonho das pessoas é ser capaz de se manter saudável por muitos anos e, se isso for possível através de uma boa alimentação e exercícios, melhor ainda.

 

Uma dentição saudável, com a presença de dentes brancos e sadios, pode ser alcançada através de uma alimentação balanceada e muito saborosa. Especializado em odontologia estética, o Dr. Cristian Higashi, explica que alguns alimentos e hábitos simples e diários de higiene cada vez mais se mostram como a “fórmula” para uma boca saudável.

Dr. Cristian mostra que para isto não basta apenas querer ter dentes brancos e investir em clareamentos estéticos, mas que é necessária disciplina, dedicação e uma mudança nos hábitos alimentares. “É no dia-a-dia que construímos os hábitos em nossas vidas. Os alimentos saudáveis e indicados para a saúde podem ser encontrados em abundância na natureza e nas prateleiras dos supermercados. Dessa maneira simples podemos ter melhor qualidade de vida e ainda ter uma dentição branquinha”, diz.

Alguns parceiros dos dentes brancos são:

Pepino

Promove a produção salivar que, combinada com as fibras dos alimentos, naturalmente limpa os dentes e remove bactérias.

Brócolis

Contêm ferro e cálcio que, juntos, formam uma barreira que protege o esmalte dos dentes. Além disso, por serem crocantes, estimulam a produção de saliva, ajudando a diminuir as manchas nos dentes.

Espinafre

Rico em fibras faz uma limpeza natural dos dentes, além de aumentar o fluxo salivar. Estudos mostram que o ácido oxálico do espinafre pode interferir na absorção do cálcio presente em leites e seus derivados.

Morango

Morangos in natura são um prato cheio para quem quer manter os dentes brancos. A fruta contém ácido málico, um adstringente natural que ajuda a retirar manchas. Além da vitamina C, que ajuda a combater o acúmulo de placa.

Maçã

Por ser fibrosa, limpa os dentes a cada mordida, além de estimular o fluxo salivar

Os laticínios também!

“Vale lembrar ainda que os alimentos à base de leite e derivados fortalecem o esmalte dos dentes, já que são ricos em proteínas, cálcio, fósforo e ácido láctico. Peixes, como o salmão, possuem grande quantidade de vitamina D, nutriente essencial para os ossos e para os dentes. Condimentos como o manjericão, podem auxiliar e manter a boca saudável e os dentes brancos”, diz Higashi. Entretanto, nem só de alimentação saudável vivemos e o que às vezes pode parecer inofensivo vira uma “bola de neve” para a estrutura dental. Bebidas ácidas como refrigerantes, isotônicos, a tão famosa água com limão e chás cítricos durante o dia aumentam o risco de a pessoa apresentar erosão e desgaste dental. Essa erosão é o resultado da perda progressiva de elementos constituintes do dente, como o esmalte dentário. Como o especialista em estética dentária, Dr. Cristian Higashi, alerta: para uma vida saudável e uma perfeita estética dentária, as pessoas devem preservar a saúde natural e, por isso, esse cuidado com a alimentação. “Desde sempre, as pesquisas nos comprovam que a melhor estrutura dentária é a natural, nenhuma tecnologia ainda copia a perfeição da natureza” explica Higashi e ainda deixa algumas dicas:

– Incentive seu filho desde pequeno a comer frutas.

– O limão tem poder adstringente e bactericida. Além de eliminar as bactérias da boca, ele ajuda a acabar com o mau hálito.

– Evite ao máximo dar às crianças refrigerantes e sucos de caixinhas. Essas bebidas são ricas em açúcar e podem causar cáries. Priorize água, chás ou sucos naturais, sempre sem açúcar. Bolachas e salgadinhos costumam ter um alto teor de açúcar, sódio e gordura e baixo teor nutritivo.

 

Serviço:

Ki Clínica Conceito Odontologia e Estética

Rua Fernando Simas, 240

Batel Soho, Curitiba (PR)

http://www.ki.odo.br/

 

Cristian Higashi

Mestre e Doutor em Dentística Restauradora – UEPG/PR

Doutorado Sanduíche na Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto/Portugal

Sócio fundador da Clínica Conceito Ki – Curitiba/PR

Os comentários estão fechados.