Emagrecimento, cura de doenças e mais disposição: benefícios de uma alimentação baixa em carboidratos

Emagrecimento, cura de doenças e mais disposição: benefícios de uma alimentação baixa em carboidratos

Famosa no mundo todo, a Low Carb é mais do que uma dieta, é um estilo de vida 

Vegetais, carnes, ovos, queijos, manteiga, oleaginosas, azeite de oliva. Parece muito gostoso para uma dieta? Pois essa é a base da Low Carb, muito mais do que um regime, um estilo de vida alimentar que ganha cada vez mais adeptos em todo mundo – não é à toa que foi o item mais procurado em 2017 no buscador Google.

“É uma alimentação baseada em comida de verdade, reduzindo a quantidade de produtos industrializados e evitando a ingesta de alimentos com alto índice glicêmico e carboidratos simples, como farinha de trigo e açúcar. Não há mistério e nem restrições absurdas”, conta a nutricionista Carol Crozeta. Além de ter como resultado uma perda de peso considerável, a Low Carb também se mostrou promissora para diminuir o risco de algumas doenças.

De acordo com Crozeta, essa dieta é bastante eficiente para quem quer emagrecer, pois o metabolismo passa a funcionar melhor com a ingestão de alimentos naturais com o aumento do consumo de proteínas, vegetais e da gordura boa na alimentação. “Para compensar a redução de carboidrato na dieta, é preciso aumentar a ingestão de proteínas e de gorduras boas, que estão presentes em diversos alimentos como abacate, azeite de oliva, castanhas e peixes, que aumentam a saciedade e auxiliam na energia de longa duração”.

 

Uma alimentação baixa em carboidratos também ajuda a reduzir a inflamação do organismo e a combater a retenção de líquidos. “Mais do que uma dieta comum, a low carb é uma intervenção terapêutica extremamente eficaz no controle e reversão de doenças associadas a resistência à insulina como a diabetes, esteatose hepática, hipertrigliceridemia e obesidade”, explica a nutricionista.

Além de proporcionar mais saciedade, a dieta também diminui os níveis de triglicerídeos, melhora o colesterol e controla a glicemia, devido à redução dos carboidratos, evitando a diabetes, e também controlando a doença. “Com o tempo, o excesso da ingestão de carboidratos, produtos processados e o açúcar pode facilitar o surgimento de diabetes. Então reduzir o seu consumo auxilia no controle da glicemia, por isso a low carb é indicada para prevenir e tratar a diabetes.”

A quantidade de carboidratos que deve ser ingerida varia de acordo com o metabolismo de cada pessoa. No começo, é comum aparecerem efeitos colaterais como dores de cabeça, tonturas e alterações no humor – que desaparecem após algumas semanas.

 

OPORTUNIDADE –  A professora aposentada e culinarista, Gladis Leal, viu no estilo de alimentação uma oportunidade de negócio. Quando decidiu aderir à Low Carb, em 2015, para perda de peso, sentiu muita falta do seu alimento favorito: o pão. “Foi então que, testando uma receita ali, outra aqui, criei, junto a minha irmã, um pão que é baixo em carboidratos e delicioso”, conta. Começou a fazer  para suas amigas e, hoje, a Aleca Low Carb virou seu negócio e comercializa uma média de 1500 pães por mês para lojas de Curitiba e interior do Paraná. Já sua irmã e sócia, que comanda a outra unidade de produção da empresa, em Itajaí, distribui para Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

 

“Hoje não sinto falta do pãozinho francês ou de forma, porque o meu pão acabou suprindo todas as minhas necessidades. Além disso, é muito gratificante saber que estamos distribuindo saúde para tantas pessoas, oferecendo um produtos feito com os melhores ingredientes, sem uso de conservantes, açúcar e farinhas refinadas. A base de nossos pães é a farinha de castanha de caju, além de sementes e ovos.

 

A comissária de bordo Fernanda Ribeiro desenvolveu um distúrbio intestinal devido ao uso contínuo de uma medicação, e sentia constantes dores abdominais, intervalos de crises de constipação e diarreias, sangramentos e cólicas. “Fiz vários tratamentos para melhorar os sintomas mas entendi a importância daquela famosa frase de Hipócrates que diz: “Que o alimento seja o teu único remédio”, explica. Acompanhada por uma nutricionista, Fernanda se tornou adepta da dieta low carb há XX anos, e os sintomas desapareceram. “A mudança na alimentação me devolveu a qualidade de vida. Além disso, prestar mais atenção nos alimentos que consumo nutre não só meu corpo, mas minha mente, alma e coração”, comemora.

Os comentários estão fechados.