“UBER” das cafeterias: startup pretende conectar pessoas que possuem receitas de família com donos de cafeterias e padarias

“UBER” das cafeterias: startup pretende conectar pessoas que possuem receitas de família com donos de cafeterias e padarias

“UBER” das cafeterias: startup pretende conectar pessoas que possuem receitas de família com donos de cafeterias e padarias

Com quatro lojas, FastCoffee, da holding BioGrupo, já tem 10% dos seus produtos de pequenos produtores

 

Oferecer produtos artesanais, caseiros e ainda gerar renda para a comunidade. O BioGrupo lançou o “Receita com Amor”: projeto que cadastra microempreendedores locais para fornecer produtos em cafeterias e padarias. “Fizemos um estudo e hoje 75% dos produtos oferecidos em cafés de Curitiba são dos mesmos fornecedores, na maioria, industrializados”, afirma a CEO do Biogrupo, Mariana Palu de Cordova Wuicik. “Se a pessoa tem tempo e uma receita especial, por que não transformar isso em um negócio?”, completa.

E foi com essa ideia na cabeça que os donos do Biogrupo tiveram a inspiração de fundar o “Receitas com Amor”. Lançado em outubro de 2019, o projeto hoje já conta com 10 microempresárias, que são responsáveis por 10% dos produtos vendidos em um dos quatro cafés da holding, o FastCoffee:  dois localizados em postos de combustível e dois no Jockey Plaza Shopping. Atualmente, o FastCoofee compra mais de 40 mil salgados por mês, 600 bolos inteiros e mil docinhos, e prioriza os empreendedores locais.

O projeto inicial cadastra os produtores através do email contato@receitacomamor.com.br. Todos passam por uma validação de qualidade e precisam ter uma Microempresa Individual (MEI), além de liberação da vigilância sanitária para produção. Após aprovação do produto, o produtor define o valor e a empresa acrescenta uma taxa de comissão pelas vendas.

UBER das Cafeterias

A ideia deu tão certo que o BioGrupo está desenvolvendo um aplicativo que conecta pessoas que possuem uma ou mais receitas famosas na família e que desejam transformar isso em uma fonte de renda.  Os donos de cafeterias ou padarias poderão baixar o aplicativo, ver onde estão os produtores mais próximos e escolher a partir do cardápio de produtos e das avaliações anteriores. O aplicativo oferecerá também a possibilidade de pedir delivery ou retirar na casa do fornecedor.

O aplicativo pretende ainda criar um QRCode em cada um dos produtos, para que o cliente possa conhecer um pouco da história do produtor e também fortalecer a marca de cada um deles para promover futuros negócios. “Estamos ainda em busca de parceria com a Prefeitura, Senac ou Sebrae para criação de uma cozinha compartilhada, na qual essas empreendedoras poderão usar parte do dia para desenvolver suas receitas e comercializar, seja nos cafés do Grupo ou em outras empresas. Com isso, o intuito é colaborar com a economia compartilhada, diminuir o desemprego e fomentar a economia”, afirma Mariana.

Receita de família

O projeto começou com a Siumara Pscheidt, sogra de um dos sócios da holding. “Ela sempre cozinhou muito bem, era dona de casa e, sim, tinha tempo livre e vontade de empreender. Os bolos eram a sensação da família, então propusemos para ela fazer para vendermos nos cafés”, explica. A ideia deu tão certo que hoje a Siumara produz 40 bolos por semana. “Eu produzo com muito amor e fico muito feliz em saber que os bolos são disputados nos cafés. Minhas filhas cresceram, casaram-se, saíram de casa e fiquei com um tempo livre. A produção contribui na renda, mas também traz muita satisfação para minha vida”, afirma Siumara. A aceitação dos produtos da Siumara nos cafés da empresa foi o pontapé inicial para formatar a ideia. “Percebemos que os produtos mais caseiros têm uma aceitação maior entre os clientes. E a criatividade dos produtores também garante maior variedade no mix de produtos”, explica Mariana.

Segundo o IBGE, o desemprego atinge mais de 12 milhões de brasileiros, o que contribui para o aumento recorde de trabalhadores por conta própria. Segundo o Portal do Empreendedor do Governo Federal, o número de microempreendedores individuais (MEIs) no país ultrapassou neste ano a marca de oito milhões. Nos últimos cinco anos, o número de MEIs no país já cresceu mais de 120%. Pelas regras do programa, podem ser MEI negócios que faturam até R$ 81 mil por ano (ou R$ 6,7 mil por mês) e têm no máximo um funcionário. Ainda segundo levantamento da Serasa Experian, do total de 2,5 milhões de novas empresas abertas em 2018 no Brasil, 81,4% foram MEIs.

Para os interessados, é possível cadastrar seu produto enviando email para contato@receitacomamor.com.br. Depois de validado, o FastCooffe avalia a necessidade e entrada do produto na rede, e começa a fazer os pedidos conforme a necessidade dos cafés, inclusive retirando o produto na casa do empreendedor.

 

Sobre o BioGrupo:

O BioGrupo é uma holding de investimentos, com 12 empresas, mais de 150 colaboradores, que atende mais de 30 mil clientes por mês. Com o propósito de promover melhorias na vida das pessoas através da carreira, nas empresas do BioGrupo, a vontade de crescer é primordial para a contratação. O Grupo oferece treinamentos, cursos e planos de carreira: todos os gestores das empresas começaram em cargos operacionais e cresceram dentro do BioGrupo. Com processos padronizados e colaboradores capacitados, a holding garante a qualidade nas diferentes áreas em que atua e acredita que o reconhecimento da equipe e a excelência no atendimento são a chave para o sucesso nas empresas.

www.biogrupo.com.br

 

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