Cuidados especiais para os pés na melhor idade

Cuidados especiais para os pés na melhor idade

Cuidados especiais para os pés na melhor idade

Envelhecimento da população abre espaço para técnicas de podologia específicas para proporcionar mais conforto e prevenir consequências de doenças 

 

Os pés sustentam e impulsionam o nosso corpo e suportam grandes esforços ao longo da vida, por isso, é importante focar em cuidados eficazes para a saúde da pele e das unhas dos membros inferiores. Ao atingir a terceira idade, a atenção deve ser bem específica. A população brasileira está em ritmo crescente de envelhecimento: segundo estudo de 2018 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), até 2060, 58,2 milhões de brasileiros terão mais de 65 anos. Este número representa 25,5% do total da população de 228,3 milhões projetada pelo instituto, ou seja, 1 em cada 4 brasileiros será idoso. 

 

É nesta época da vida que doenças como diabetes estão propensas a surgir, além de efeitos decorrentes da obesidade e do sedentarismo. Atualmente, profissionais se especializam em Podologia Geriátrica para cuidar desse público e de suas necessidades específicas. “Hoje, os podólogos especialistas podem ser muito importantes no controle de diabetes de idosos. Por exemplo, os profissionais são treinados para identificar pontos de pressão, fissuras e até auxiliar em tratamentos para evitar a amputação dos membros, técnica, infelizmente, muito comum em casos mais severos de diabetes”, explica Adriana Nunes, curadora técnica da Beauty Fair e responsável pelo 12º Congresso Internacional de Podologia, realizado neste ano durante a feira de beleza. 

 

Manter os pés sempre hidratados e cortar as unhas no formato correto são algumas das dicas da especialista para manter os pés saudáveis. “Recomendamos deixar as unhas bem aparadas em formato reto, pois cortes arredondados resultam em encravamento com mais frequência. O podólogo tem o conhecimento e as ferramentas necessárias para executar tratamentos seguros e eficazes”, diz Adriana. Durante o Congresso, profissionais apresentaram algumas novidades para o mercado, a exemplo da gubia, instrumento de tratamento em atendimentos podológicos, como onicomicosetungíase, verruga plantar, calos, espiculectomia e unhas encravadas. 

 

Outra tendência são os profissionais que unem podologia à reflexologia. “Este tipo de prática trata do cuidado do ser humano como um todo, de uma forma holística. Muitas vezes, lidamos apenas com as dores físicas, sendo que as questões emocionais também afetam o funcionamento do nosso corpo, inclusive dos pés”, avalia Adriana. A massagem com aplicação de pressão nos pontos corretos dos pés proporciona relaxamento nas tensões que o corpo carrega e deve ser feita por profissionais certificados. Por isso, Adriana reforça que é importante contar com um podólogo de confiança, que entende as necessidades do cliente idoso e segue as regras de segurança e higiene. “O trabalho do podólogo pode ir muito além do tratamento rotineiro dos pés. Com uma boa conversa com o cliente, podemos, às vezes, identificar doenças ou dificuldades que ele talvez não tenha conhecimento. Ter pés bem cuidados proporciona melhor qualidade de vida no dia a dia e, para pessoas na melhor idade, isso pode fazer toda a diferença”, conclui. 

 

Sobre a Beauty Fair: conhecida por organizar a maior feira de beleza profissional das Américas, a empresa é também uma plataforma de negócios e educação para toda a cadeia produtiva do setor – profissionais de beleza, indústria e varejo especializado. A feira teve sua 15ª edição em 2019, de 7 a 10 de setembro, no Expo Center Norte. Na última edição, a Beauty Fair registrou recorde de público e aumento de 8,5% em volume de negócios em comparação ao ano anterior. O balanço final da organização apontou resultado maior que o esperado, fechando o evento com R$ 800 milhões. 

 

Para mais informações sobre o evento, acesse: https://beautyfair.com.br/. 

Os comentários estão fechados.