Como prorrogar os resultados das cirurgias plásticas

Como prorrogar os resultados das cirurgias plásticas

Como prorrogar os resultados das cirurgias plásticas
Procedimentos simples garantem resultados mais duradouros e a saúde em dia

Quem quer mudar algo no rosto ou corpo e busca por um procedimento estético precisa estar ciente de que os resultados não dependem apenas do trabalho do médico. Segundo o cirurgião plástico Bruno Legnani, o paciente tem papel fundamental no efeito final das cirurgias plásticas. “Primeiramente, é importante ser claro com os resultados que espera do procedimento. Não tem como eliminar 100% da gordura abdominal, por exemplo, ou colocar uma prótese maior do que o corpo suporta”, explica o especialista.

No caso da lipoaspiração, os pacientes precisam entender que o procedimento não garante um abdômen torneado e sem gordura. “Se focar na perda de gordura nos meses que antecedem o procedimento, os resultados serão muito mais satisfatórios. Não tem como exagerar na alimentação e querer que a cirurgia acabe com toda a gordura localizada”, alerta Legnani, lembrando que o cuidado alimentar vale também para o pós-operatório. “Não existe milagre. A cirurgia plástica auxilia o corpo a chegar no resultado esperado, mas mantê-los depende das atitudes e cuidados diários com o corpo”, alerta.

Seguir as orientações médicas depois de realizado o procedimento também é essencial para que o resultado seja o esperado, e o mais natural possível. “Em uma cirurgia de face, é preciso ficar as primeiras horas sem falar, ou falar muito pouco. A movimentação exagerada dos músculos faciais nesses primeiros dias pode causar deformações na face”, afirma.

Os cortes precisam de alguns dias para cicatrizarem, e o repouso é essencial. O médico alerta que é preciso evitar fazer esforços e exercícios físicos nesse período. “Além disso, o sol prejudica a cicatrização, podendo deixar as marcas maiores. Evitar a exposição solar nesse processo, por uns 45 dias, evita esse tipo de marca”.

Em alguns procedimentos, é recomendado algumas sessões de drenagem linfática – massagem que auxilia o organismo na eliminação de líquidos e evita o aparecimento de fibrose. “Siga sempre a orientação do médico e se precisar fazer algo diferente do prescrito, é importante discutir com o profissional o que pode ser feito e quais as implicações disso no resultado da cirurgia”, explica Legnani.

Os comentários estão fechados.