Laboratório possui teste BiofireR FilmArray que auxilia no diagnóstico do coronavírus

Laboratório possui teste BiofireR FilmArray que auxilia no diagnóstico do coronavírus

Laboratório possui teste BiofireR FilmArray que auxilia no diagnóstico do coronavírus

Com resultados em até uma hora, o exame agiliza o diagnóstico e proporciona rapidez e assertividade nas ações dos médicos e hospitais

 

O painel respiratório FilmArray®, exame realizado pelo LANAC – Laboratório de Análises Clínicas, analisa 20 patógenos, entre vírus e bactérias e, entre eles quatro tipos de coronavírus. Segundo o responsável técnico do LANAC, Marcos Kozlowski, o coronavírus chinês, conhecido como 2019-nCoV, não está dentro dessa análise, porém se o resultado for positivo para algum dos patógenos presentes no teste praticamente exclui uma infecção pelo coronavírus chinês ”, afirma. Os resultados saem em até três horas, o que agiliza o protocolo médico a ser seguido. “Se a pessoa apresenta sintomas do coronavírus e não se encaixa em nenhum patógeno analisado pelo exame, o médico seguirá com o protocolo do Ministério da Saúde, de novos testes e isolamento”, completa.

Kozlowski, que é especialista em bacteriologia, afirma que a prevenção se assemelha muito a gripe comum. “É importante lavar as mãos com frequência, evitar colocá-las em contato com boca, nariz, olhos e ouvidos quando estão sujas e manter o corpo descansado e bem alimentado – isso ajuda o sistema imunológico a se manter forte”, alerta, lembrando que é importante manter o ambiente sempre ventilado, higienizar bem os alimentos, especialmente saladas cruas, não reaquecer mais de uma vez a comida já pronta, consumir sempre água filtrada ou fervida e lavar bem as mãos antes e depois de usar o banheiro.

O Laboratório LANAC oferece outros perfis do BiofireR FilmArray, que trazem resultados para até 20 patogêneses ao mesmo tempo: bactérias e vírus.. É possível fazer o diagnóstico sindrômico com o teste correto, desde a primeira vez, para problemas respiratórios. Há testes semelhantes ´para infecçõers gastrointestinais, meningite/encefalite e para identificação de hemoculturas. Outra vantagem é que ele é otimizado, com sensibilidade total de 94,2% e especificidade de 99,8%. Com diagnósticos rápidos, completos e exatos, oferece agilidade para os médicos e emergências hospitalares.

Para exames respiratórios, são testes para 20 patogêneses (17 vírus e 3 bactérias); os gastrointestinais, 22 patogêneses (5 vírus, 13 bactérias e 4 parasitas); para meningite, 14 patogêneses (7 vírus, 6 bactérias  e 1 levedura) e hemoculturas, 27 patogêneses (5 leveduras, 19 bactérias e 3 genes de resistência a antibiótico).

Os comentários estão fechados.