Leitura contribui para aprendizagem e diminui o stress

Leitura contribui para aprendizagem e diminui o stress

Leitura contribui para aprendizagem e diminui o stress

No período de pandemia do novo coronavírus, confira dicas de como promover este hábito em casa

Nesse tempo de isolamento social, necessário para evitar a disseminação do novo coronavírus (Covid-19) muitos pais e responsáveis estão tendo que conciliar uma nova rotina, o trabalho “home-office”, com filhos em casa. No entanto, para que isso funcione é necessário organização com os horários e até combinados com as crianças e adolescentes sobre o período.

A leitura é uma das atividades que podem ser incluídas no cotidiano das famílias. Uma pesquisa da Universidade de Sussex, na Inglaterra, revelou que seis minutos diários dedicados aos livros são suficientes para promover alívio das tensões e do stress. “Ao ler e ouvir histórias inúmeras portas se abrem e o desenvolvimento intelectual e emocional acontece de maneira prazerosa e lúdica”, revela a coordenadora pedagógica do Marista Escolas Sociais, Karin Lacerda.

Leitura para compreender a realidade

O hábito de ler, ouvir e contar histórias deve ser construído de forma natural e envolvente. “ Respeite o tempo de atenção e os combinados feitos para a rotina, mas perceba quais assuntos eles mais gostam, sem deixar de surpreender com livros e textos novos”, reforça Karin.

A contação de histórias e as rodas de leitura também podem ser um momento para as crianças expressarem seus sentimentos sobre a realidade. “Os personagens, os medos e alegrias e a narrativa podem ajudar na compreensão da realidade, com mais respeito e empatia”, afirma a coordenadora.

Para aproveitar o período do isolamento social e fazer atividades de leitura em casa, a especialista dá algumas dicas:

1)  Improvise

Almofadas no chão, uma cabana improvisada, ou qualquer espaço aconchegante pode deixar os momentos de leitura ainda mais cheios de imaginação e afeto.

2) Conte histórias

Além da leitura é legal mostrar como a criança pode construir sua própria história. Estimule contando fatos do passado, recortem figuras e colem em um caderno criando e contando suas próprias narrativas.

3) Utilize objetos

A contação de histórias e as rodas de leitura em família podem ser enriquecidas com objetos feitos à mão, com materiais reutilizáveis para dar vida aos personagens. Isso pode estimular ainda mais o interesse pela leitura.

Marista Escolas Sociais

Marista Escolas Sociais atende gratuitamente 7700 crianças, adolescentes e jovens por meio de 20 Escolas Sociais, localizadas em cidades de Santa Catarina, Paraná e São Paulo. Os alunos atendidos nas Escolas Sociais têm acesso a uma educação de qualidade e gratuita que vai desde a educação infantil até o ensino médio, além de projetos educacionais e pedagógicos que acontecem no período contrário às aulas. https://maristaescolassociais.org.br/

Os comentários estão fechados.