Chegada da primavera alerta para aumento das alergias respiratórias

Chegada da primavera alerta para aumento das alergias respiratórias

Chegada da primavera alerta para aumento das alergias respiratórias

Alterações climáticas como baixa umidade, variações de temperatura e níveis de poluição são diretamente relacionadas com o aumento das alergias na população e muito frequentes nas trocas de estação. A chegada da primavera, que acontece no dia 22 de setembro, levanta um alerta para o aumento das doenças relacionadas à estação, como rinite alérgica, asma, conjuntivite alérgica e catapora. Além das mudanças climáticas, a polinização, que é intensa nessa época, traz uma piora considerável para as alergias respiratórias.

Segundo o especialista em bacteriologia do LANAC, Marcos Kozlowski, na primavera o pólen das flores se propaga com maior facilidade e afeta diretamente pessoas que tem a rinite alérgica, por exemplo. “Espirros seguidos ou em crises, coriza aquosa e obstrução nasal são sintomas que também podem ser intensificados por outros alergênicos, como poeira, ácaros, fungos, entre outros”, explica.

No laboratório, é possível fazer testes para identificar qual alergênico desencadeia os sintomas da rinite. O RAST é um exame de sangue indicado para pesquisar a presença de anticorpos IgE (responsável pela alergia) para o elemento suspeito de provocar a alergia: o exame não identifica apenas alimentos, também pode ser feito para fungos, animais, ácaros, produtos químicos e alguns medicamentos. “O RAST determina quais substâncias tem maior risco de provocar a alergia. O resultado positivo deve ser analisado por um médico, em conjunto com outros fatores, para um diagnóstico de alergia”, explica Kozlowski.

O especialista lembra que ao conhecer o fator causador da alegria é possível fazer uma prevenção mais assertiva. “O médico poderá orientar o paciente com ações específicas para prevenir a crise alérgica, fazendo que com ela se torne mais espaçada e não atrapalhe o dia a dia do paciente”, explica.

Alguns hábitos diários, principalmente na primavera, são essenciais para evitar uma crise alérgica, como manter a casa arejada e limpa; evitar objetos que acumulem pó, como carpetes, tapetes, cobertores de lã, bichos de pelúcia; evitar o uso de vassouras e espanadores, para não espalhar o pó; e lavar as roupas de cama semanalmente, aspirando os colchões e mantendo limpa as capas de travesseiros, cortinas e mantas de sofá, por exemplo.

Os comentários estão fechados.