Massa magra: sedentarismo no isolamento social pode acarretar na perda dos músculos

Massa magra: sedentarismo no isolamento social pode acarretar na perda dos músculos

Massa magra: sedentarismo no isolamento social pode acarretar na perda dos músculos

Você já ouviu falar em massa magra? Ela é nossa massa muscular, que garante um corpo mais tonificado, com ganho de força. A massa magra é construída com uma rotina de exercícios, com foco no ganho de músculos. “A massa magra é difícil de conquistar e fácil de perder. Durante o isolamento social, muitos pacientes ficaram sedentários ou deixaram a musculação de lado, optando por exercícios aeróbios, e perderam parte da massa muscular”, explica a médica da Eden Clinic, Márcia Simões.

A perda de massa magra pode acarretar alguns sintomas, como fraqueza, preguiça e flacidez. “É preciso ficar atento ao emagrecimento acelerado. Perder muito peso de maneira rápida pode estar associado à perda de musculatura, também”, alerta Márcia.

No processo de emagrecimento, por exemplo, é preciso identificar se a perda de peso na balança está relacionada com a gordura mesmo, ou é perda de massa magra. “Conseguimos medir isso com o índice de massa corpórea e porcentagem de gordura no corpo, com auxílio da balança de bioimpedância e com o adipômetro”, afirma.

Para conquistar a tão sonhada massa magra, é preciso praticar exercícios físicos de força com frequência, por pelo menos três vezes por semana. “Musculação com peso consegue instigar os músculos a evoluírem. É importante um acompanhamento profissional para que o exercício ofereça sempre uma evolução e traga resultados”, afirma.

A médica lembra da importância de uma alimentação adequada antes e depois de realizar os exercícios físicos. “Antes do treino, é importante ingerir um carboidrato, para dar energia ao corpo, ou uma fonte de gordura boa. Após, é importante ingerir proteínas, que são essenciais para recuperar os músculos após o esforço”, indica a médica, lembrando que durante todo o processo e ao longo do dia, a hidratação é essencial.

Alguns suplementos alimentares, como proteína, BCAA, glutamina, creatina também colaboram com o ganho de massa magra. “O ideal é consultar um profissional, para avaliar quais as reais necessidades do seu corpo e fazer um tratamento focado nos objetivos pessoais de cada um”, finaliza a médica.

Sobre a Eden Clinic:

Sob o comando da médica Márcia Simões, a Eden Clinic atua no desenvolvimento de um plano de ação individualizado para cada paciente, que prioriza a saúde, longevidade e qualidade de vida, por meio do tratamento da fisiologia e harmonização hormonal. A clínica oferece equipe multidisciplinar, com o objetivo principal do equilíbrio entre o corpo e a mente, com atendimento psicológico, nutricional e estético, e também consultoria esportiva presencial e online com personal trainer, além da técnica japonesa Seitai, que realiza a harmonização da estrutura óssea, auriculoterapia, e massoterapia, com o método Renata França e de liberação miofascial.

www.edenclinic.com.br

Os comentários estão fechados.