Young businesswoman with headache touching her head while sitting in front of computer monitor by her workplace at night

Estresse influencia diretamente no ganho de peso

Estresse influencia diretamente no ganho de peso

Médica alerta para a importância de controlar os níveis de cortisol no sangue para o sucesso de qualquer dieta

Não é apenas para o coração que o estresse é prejudicial. Para quem precisa perder aqueles quilinhos indesejados, controlar os níveis de tensão e ansiedade são imprescindíveis para o sucesso de qualquer dieta. “Tudo porque o chamado hormônio do estresse, ou cortisol, é uma das substâncias mais importantes para o funcionamento do organismo. Além de tudo, ele ajuda a manter a pressão arterial, os níveis ideais de açúcar no sangue, proteínas e do metabolismo de lipídeos”, explica a médica da Eden Clinic, Márcia Simões.

Tem um outro hormônio que também influencia na produção de cortisol, o adrenocorticotrófico, que é produzido por uma glândula abaixo do cérebro, responsável por produzir hormônios que regulam os sistemas do organismo. “Com o estresse elevado, o metabolismo não trabalha direito e, logo, o peso eleva ou não é eliminado”, conta.

A médica ainda faz um alerta. “O risco de diabetes e de hipertensão é elevado. O metabolismo é a chave para um sistema imunológico saudável, ou seja, com aumento do estresse e do cortisol, aumentam os estoques de gordura, em especial na região abdominal, e coloca a saúde em risco.”

Márcia Simões dá dicas de como controlar os níveis de cortisol no sangue e, assim, melhorar o desempenho nas dietas:

1-         Melhore a qualidade do sono! “Não é só dormir bem, é dormir com qualidade. Desligue eletrônicos no quarto, não coma muito antes de dormir e mantenha um ambiente escuro.”;

2-         Pratique atividades físicas. O exercício libera hormônios que são antidepressivos naturais;

3-         Coma saudável. Alimentos como brócolis, ovos, frango, abóbora, carnes e ricos em vitamina B5, como salmão, oleaginosas, podem auxiliar no controle do cortisol;

4-         Diminua a quantidade de cafeína. “Sim, o ideal é tomar até duas xícaras de café por dia. Cuidado que muitos chás possuem cafeína, também”, diz Simões.

Sobre a Eden Clinic:

Sob o comando da médica Márcia Simões, a Eden Clinic atua no desenvolvimento de um plano de ação individualizado para cada paciente, que prioriza a saúde, longevidade e qualidade de vida, por meio do tratamento da fisiologia e harmonização hormonal. A clínica oferece equipe multidisciplinar, com o objetivo principal do equilíbrio entre o corpo e a mente, com atendimento psicológico, nutricional e estético, e também consultoria esportiva presencial e online com personal trainer, além da técnica japonesa Seitai, que realiza a harmonização da estrutura óssea, auriculoterapia, e massoterapia, com o método Renata França e de liberação miofascial.

www.edenclinic.com.br

Os comentários estão fechados.