LANAC recebe teste específico para COVID-19 após aplicação da vacina

LANAC recebe teste específico para COVID-19 após aplicação da vacina

LANAC recebe teste específico para COVID-19 após aplicação da vacina

Imunização recebida irá ditar qual exame sorológico mais indicado

 

O LANAC – Laboratório de Análises Clínicas recebe teste sorológico para o coronavírus, que detecta se o indivíduo está realmente protegido após receber a dose da vacina da COVID-19. Os testes, até então utilizados para determinação dos anticorpos contra o vírus, pesquisam anticorpos contra o chamado nucleocapsídeo e outros especificamente contra a proteína Spike – produzidos dependendo do tipo de vacina aplicada.

“Algumas marcas foram criadas usando o vírus inativado e outras com RNA do vírus. Para que a testagem seja assertiva, é necessário que o teste utilizado na determinação dos anticorpos produzidos após a vacinação, sejam capazes de identificar anticorpos contra a proteína “Spike”. Estes anticorpos são considerados os neutralizantes”, explica.

É muito importante que o cliente se certifique que o teste utilizado tenha essa característica. “Um bom exemplo é que se a vacina tomada induzir somente a produção dos anticorpos contra a proteína Spike e for utilizado um teste que detecta anticorpos contra o nucleicapsídeo, o teste será negativo, gerando a dúvida da imunização”, afirma Kozlowski.

A CoronaVac, por exemplo, desenvolvida pela farmacêutica chinesa Sinovac em parceria com o instituto Butantan, usa o vírus inativado para que o sistema imunológico identifique a ameaça e crie formas de se defender. Assim funcionam diversas outras vacinas que tomamos, como a da poliomielite, hepatite A e B e influenza, entre outras. Já a vacina das farmacêuticas Pfizer e BioNTech, parte da ideia de fazer o nosso próprio corpo produzir a proteína do vírus. Ela usa o RNA mensageiro, uma parte do código genético do novo coronavírus, para ensinar o corpo a se proteger da doença. Caso o organismo tenha contato com o vírus de verdade, reconhecerá essa proteína e terá meios de combatê-lo antes que ele cause problemas.

O novo teste que identifica a proteína Spike está disponível nas 62 unidades de coleta do LANAC. Não é preciso agendar o exame e o valor do teste sorológico é de R$200, com resultado em até 24h.

 

Sobre o LANAC:

Há 30 anos, o LANAC – Laboratórios de Análises Clínicas se diferencia por se manter, com orgulho, como empresa 100% paranaense. A empresa possui 62 unidades de atendimento em diversos bairros de Curitiba, além da Região Metropolitana, Litoral do Paraná, Ponta Grossa, Palmeira e Rio Branco do Sul. Hoje, o laboratório oferece mais de dois mil tipos de exames, além de coleta domiciliar e assessoria científica para médicos e conta com mais de 400 colaboradores. Recebe exames de 25 laboratórios, atuando como laboratório de apoio. A sede central, com 1.200 m², é o maior centro de análises clínicas de Curitiba. A empresa participa de testes de proficiência do Controle Nacional de Qualidade da Sociedade Brasileira de Análises Clínicas, com nota excelente desde 1992 e mantém a certificação ISO 9001/2015 atualizada desde 2004.

Os comentários estão fechados.