Medicina preventiva: qualidade de vida com a saúde em dia

Medicina preventiva: qualidade de vida com a saúde em dia

Medicina preventiva: qualidade de vida com a saúde em dia

Médica dá dicas para manter o corpo e mente em equilíbrio

 

A medicina preventiva é focada em reduzir o impacto das enfermidades na saúde dos indivíduos e melhorar a qualidade de vida de pacientes em tratamento, além de evitar o desenvolvimento de doenças. Segundo dados do Ministério da Saúde, um em cada três brasileiros não tem o hábito de ir ao médico com regularidade.

A diretora da Higia Clinic, a médica Márcia Simões, explica que a medicina preventiva é essencial para evitar possíveis doenças e preparar o corpo para envelhecer com saúde. “Precisamos ter um corpo em equilíbrio e uma imunidade forte para manter a saúde em dia. Com a pandemia, essa necessidade se tornou ainda maior”, afirma. Ela lembra que visitar o médico com frequência e manter os exames em dia é um ato de amor para consigo.

De acordo com o Google, uma em cada 20 pesquisas realizadas no mecanismo de buscas está relacionada à saúde. ”Muitas doenças poderiam ser evitadas por meio de um check-up completo e preventivo, como o infarto, AVC, câncer de pulmão, entre outras”, alerta.

A médica lembra que homens e mulheres devem fazer anualmente uma bateria de exames, solicitados por médicos especializados, especialmente a partir dos 35 anos. Confira as dicas da especialista

 

1-         Visite seu médico regularmente!

Importante confiar em um profissional que já conheça suas características pessoais e esteja disponível para consultar caso haja qualquer problema ou dúvida sobre saúde;

2 – Faça exames de sangue!

Os exames laboratoriais são essenciais para avaliar o funcionamento do organismo. O médico irá solicitar e avaliar os exames levando em consideração o histórico de saúde do paciente;

3 – Visite o cardiologista.

Uma vez por ano também é necessário realizar uma avaliação cardiológica e os exames que verificam a saúde do coração. Procure médicos que já fazem a consulta presencial e exames tudo no mesmo dia, assim já aproveita uma só saída para manter a saúde do coração em dia;

4 – Atenção à saúde bucal.

A indicação é ir ao dentista de seis em seis meses. Como boa parte das bactérias do corpo humano estão presentes na boca, os problemas bucais podem deixar o organismo vulnerável a uma série de doenças, como problemas no coração, pneumonia, artrite reumática e até impotência.

Na consulta anual, é importante realizar uma análise minuciosa dos níveis vitamínicos, minerais e hormonais do organismo, que identifica excessos ou falta de componentes que podem levar para o desenvolvimento dessas doenças.  “A reposição desses componentes pode ser suficiente para manter a saúde em dia, com qualidade de vida. O ajuste corporal fornece uma melhora no funcionamento da parte cognitiva, disposição, foco, concentração, composição corporal e recuperação neural”, completa.

Um corpo em equilíbrio, junto a uma dieta balanceada, contribui para o controle de doenças crônicas e melhora a saúde mental e o funcionamento do corpo, em geral. “Muitas vezes o paciente tem insônia, cansaço, exaustão, compulsão, dificuldade para perder peso, diminuição da libido (apetite sexual), dificuldade de memória, concentração e foco ou fica estressado constantemente dentre outros sintomas e não procura ajuda médica. Essas doenças, se não tratadas, podem evoluir e se tornarem crônicas, como diabetes, hipertensão, hipotireoidismo, ansiedade, compulsão alimentar, anorexia, bulimia, depressão, transtorno bipolar, Alzheimer, entre outras”, alerta, lembrando que mesmo em tempos de isolamento social, a prática frequente de exercícios físicos é crucial para o bem-estar físico e mental.

Os comentários estão fechados.