Matte Cultural desembarca de mala e cuia  no Museu Casa Alfredo Andersen

Matte Cultural desembarca de mala e cuia no Museu Casa Alfredo Andersen

Cyber Ilex, árvore cibernética que simboliza o futuro da erva-mate, confeccionada inteiramente por impressora 3D, foi desenvolvida pelos artistas Jack Holmer e Franco Palioff.

 

Após a passagem por São Mateus do Sul, Antonina e Rio Negro, a cyber ilex, árvore cibernética que simboliza o futuro da erva-mate, cria raiz em uma residência de dois meses na morada do ´pai da pintura paranaense´, o Museu Casa Alfredo Andersen. A escultura batiza a exposição que abre conversa sobre o passado das terras paranaenses em vivências com a erva-mate. A intenção é conectar com o momento presente e mirar no futuro.

O nome é derivado da planta natural ilex paraguariensis, nome científico da planta catalogada por Saint Hilaire em 1820, que agora se apresenta inteiramente esculpida em impressora 3D. A obra é assinada pelo artista curitibano Jack Holmer e tem produção conjunta com Franco Palioff, talentoso argentino que trabalha com artes digitais.

 

Cyber Ilex

Dispositivos eletrônicos e muitos componentes fazem parte de um gabinete que foi todo desenhado para que a árvore robô dialogue com o visitante. Ela pode ser acessada através de um aparelho celular que ativa um QR Code para o usuário percorrer em um ambiente virtual gerado pela escultura, contendo fotos espontâneas dos visitantes e outras informações sobre o projeto. A câmera instalada captura imagens de quem se aproxima e ainda faz leitura facial que identifica o estado de humor das pessoas.  A planta interage com o público e responde aos estímulos com um piscar de luzes, alternados por movimentos suaves dos galhos e folhas.

A obra de arte ainda conta com sensores para captura de sons emitidos por folhas naturais de erva-mate e que compõem a cena de forma interligada.

Intervenção com Obras de Alfredo Andersen

A residência na casa do grande artista Alfredo Andersen pedia algo especial. Ele foi contemporâneo do período glorioso do matte paranaense e tem importantes obras envolvendo a ilex. Uma mostra com curadoria de Angela Zampier expõe telas do mestre a partir de reproduções autorizadas.

 

Fotografia

O fotógrafo Christian Schönhofen retratou o habitat original da ilex com imagens de ervais nativos e plantados. O objetivo era captar as fases da planta com suas sementes, flores e principalmente a colheita, transformando os produtores de mate em verdadeiros heróis.

As três cidades do projeto são apresentadas com fotos atuais e também com uma seleção de registros do patrimônio histórico em forma de slide show. Conteúdos estão digitalizados e são transmitidos por monitores (telas).

Animação 3D

Uma animação desenvolvida pelo poeta tecnológico Jack Holmer faz referência ao estudo sobre as aves dispersoras das sementes de erva-mate elaborado pelo pesquisador Sérgio Dyminski.

O Matte Cultural

O projeto independente nasceu em forma de festival no ano de 2016, em pleno Largo da Ordem, local emblemático e inicial da capital paranaense.

Diversas apresentações musicais reuniram cerca de 5 mil pessoas no Memorial de Curitiba em torno de exposição de obras dos principais museus e praça de alimentação com erva-mate, além do tradicional barbaquá com matte raiz.

Coletivos de moda e cosméticos se misturavam com chá e drinks, trazendo uma proposta que naquela época não era compreendida, mas que certamente participou dessa propulsão que o mercado da erva-mate está conseguindo nos últimos anos.

Em 2017, o Matte Cultural escreveu proposta para uma exposição itinerante sobre erva-mate e agora está na reta final. Os resultados do projeto são muito positivos com a crescente valorização da planta e as novas perspectivas de mercado considerando inovação e políticas ambientais.

 

Para o encerramento haverá uma última exibição da cyber ilex em São Mateus do Sul, prevista para o meio do ano, com novas exposições e atrações.

 

Equipe

Ana Claudia Zampier, Angela Zampier, Christian Schönhofen, Fábio Chedid, Hilda Digner Dalcomuni, Jack Holmer, José Fernandes, Vivian Marques, Welington Lima e André Zampier.

*Projeto aprovado no Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura – PROFICE da Secretaria da Comunicação Social e da Cultura – Governo do Estado do Paraná

 

Incentivo: Copel | Havan | Pennachi | Tintas Verginia

Apoio: Museu Casa Alfredo Andersen

 

Serviço:

Lançamento da Exposição cyber ilex

Local: Museu Casa Alfredo Andersen

Data de abertura: 31/03/2022, quinta-feira, às 14h30

Duração: abril e maio de 2022

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.