Carteira de vacinação em dia garante mais imunidade na volta às aulas

Carteira de vacinação em dia garante mais imunidade na volta às aulas

Além da vacina da gripe e COVID-19, outras imunizações são essenciais para fortalecer o organismo e manter a saúde em dia

 

 

Com o surto de doenças respiratórias graves e a pandemia da COVID-19, a preocupação com a saúde e imunidade dos pequenos aumenta nessa época de volta às aulas. Mesmo que de máscara e com todos os cuidados que as escolas estão tomando, o contato e possível chance de contágio dessas e de outras doenças é maior.

Segundo a enfermeira especialista em vacinação da Clínica Vacinne, Renata Quadros, os vírus e bactérias são transmitidos pelo contato com as mãos sujas com a boca, nariz, olhos e ouvidos, e as crianças, muitas vezes, não apresentam essa consciência na escola, por isso é importante manter a carteira de vacinação em dia.

Além da vacina da gripe e da COVID-19, outras imunizações previstas no Calendário de Vacinação são essenciais para aumentar a imunidade e enfrentar possíveis contaminações com vírus e bactérias. “As vacinas não impedem o contato com o vírus, mas auxiliam na produção de anticorpos para que a pessoa não desenvolva as formas graves da doença”, alerta.

A especialista lembra das vacinas contra a doença pneumocócica, oferecida em versões como pneumocócica 10 valente e pneumocócica conjugada 13-valente, indicadas para crianças a partir de 2 meses a menores de 6 anos de idade; e a pneumocócica 23, para crianças a partir de 6 anos, adolescentes, adultos e idosos.

Para a prevenção de doenças respiratórias graves, também são indicadas a tríplice bacteriana acelular do tipo adulto (dTpa) e a vacina quádrupla bacteriana acelular do tipo adulto (dTpa-VIP). “A imunização deixa o organismo mais forte e, em tempos de pandemia, colabora também para não sobrecarregar o Sistema Único de Saúde. Quanto maior a adesão à vacinação, menor o risco de surtos de doenças no país”, alerta Renata.

A Clínica Vacinne oferece uma consultoria de vacinação pelo WhatsApp. O cliente pode enviar fotos da carteirinha e a idade, e os especialistas da clínica avaliam quais vacinas estão em atraso, seguindo o Calendário Anual. O contato é feito pelo número (41) 99610-0337, de segunda a sexta, das 10h às 16h, e aos sábados, das 10h às 11h. O estabelecimento oferece também um óculos de realidade virtual para tornar o momento da vacinação menos estressante para os pequenos: com a tecnologia, a criança pode escolher o filme ou desenho de sua preferência, que oferece uma distração durante a aplicação.

A pesquisa “Impacto da Pandemia nos Lares Brasileiros: Como as Famílias Estão Lidando Com a Nova Realidade”, realizada pelo Ibope Inteligência, a pedido da Pfizer, aponta que 29% das famílias brasileiras atrasaram a vacinação dos filhos nesta pandemia do coronavírus.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.